segunda-feira, 31 de maio de 2010

ESFORÇOS DE PADRONIZAÇÃO DO GINGA AVANÇAM.

http://tvmaisinternet.files.wordpress.com/2008/04/logoginga.jpg

Brasileiros envolvidos no desenvolvimento do Ginga, middleware padrão para interatividade no Sistema Brasileiro de TV Digital, começam a se destacar em grupos internacionais de padronização que devem ajudar muito a internacionalização do sistema.
Enquanto Aguinaldo Boquimpani, da TQTVD, passa a integrar o JCP (Java Community Process), Marcelo Moreno, da PUC-Rio e chefe da Comunidade Internacional Ginga, retornou na última reunião na União Internacional de Telecomunicações (UIT) confirmado como relator adjunto da Q13/16 (que trabalha na padronização de plataformas e sistemas de aplicações multimídia para IPTV), e presidente de dois “sub-grupos”, o de Frameworks para Aplicações Mutimídia e o de Conformidade e Interoperabilidade.
Outra novidade importante, informada por Moreno aos membros da Comunidade Internacional Ginga, é que a UIT aprovou a primeira versão de testes de especificação para o Ginga-NCL. O documento acada de ganhar o status de “rascunho de recomendação” (draft-recommendation). Breve, um resumo do documento estará disponível no site da comunidade Ginga.
A suíte de testes de especificação para o Ginga-NCL será utilizada em três eventos de conformidade e interoperabilidade programados para julho (Suíça), setembro (Singapura) e Dezembro (Índia).
A UIT deve criar um site próprio, onde deixará disponível, entre outras informações relacionadas com a TV digital, referências para documentos técnicos disponíveis hoje nos sites www.ncl.org.br e www.softwarepublico.gov.br.

Créditos: IDG NOW

sábado, 29 de maio de 2010

GRANDE COBERTURA DA COPA NO SPORTV

DESCRICÃO AQUI

Os fãs de futebol não vão perder nenhum lance, nenhum gol, nenhum pênalti da Copa do Mundo da África do Sul. O SporTV está programando uma cobertura inédita, jamais realizada por uma emissora brasileira: todos os jogos desta edição do mundial serão transmitidos ao vivo, tanto em SD (standard definition) quanto em HD (alta definição). Para isso, além dos canais SporTV, SporTV2 e SporTV HD, um quarto canal será aberto em dias de jogos simultâneos, o SporTV2HD.

Os assinantes SporTV poderão acompanhar o andamento da competição com o time que estará in loco - na África do Sul, com mais de 50 profissionais - , no Brasil e pelo mundo, com a equipe do projeto Passaporte SporTV. Durante todo o período da Copa, a programação será especial, com programas extras e entradas ao vivo dos correspondentes internacionais.
A tecnologia também terá papel fundamental na cobertura do SporTV. Um sistema integrado chamado SporTV no Detalhe será usado com exclusividade na TV por assinatura. Ele permite a utilização conjunta das informações do banco de dados da FIFA e de efeitos gráficos do Piero, o analisador tático utilizados nas transmissões. A ferramenta ajudará os comentaristas e narradores do canal a levarem as informações aos telespectadores com ainda mais precisão.

Durante a Copa, os assinantes (Net/SKY) terão acesso a um canal interativo com informações que serão atualizadas constantemente: tabelas, jogos, dados sobre as seleções, históricos, sedes etc.

Direto da África do Sul:
- Bom dia, África - uma revista eletrônica sobre os bastidores da Copa. Vai ao ar pelas manhãs, no "calor" da Copa, pouco antes dos jogos matinais. O cenário será um estúdio de vidro e a atração será apresentada por Fernanda Gentil (do É Gol!!!) e por Gabriel Moojen (do Zona de Impacto).

- Seleção SporTV - Um programa na linha de hard news, trará as melhores imagens do dia, análises aprofundadas dos jogos, principais lances, polêmicas, comentaristas e reportagens especiais. Será apresentado alternadamente por Milton Leite, Marcelo Barreto e Luiz Carlos Jr., sempre às 20h.

- Durante a programação, serão exibidas matérias feitas pelos repórteres do SporTV - Fellipe Awi, Bruno Côrtes e Fernando Saraiva -, que levarão aos assinantes as histórias da Copa e reportagens exclusivas.

Do Brasil:
- SporTV News - o jornal do canal terá três edições: a primeira abrirá o dia, às 6h; a segunda vai ao ar às 19h; e a terceira, às 22h. O programa não ficará restrito às notícias sobre a Copa, já que o SporTV não descuidará da cobertura dos demais esportes durante o período, que contará com a Liga Mundial de Vôlei, Wimbledon, F1, e as atividades dos clubes brasileiros de futebol, entre outros.

- Tá na África - Vanessa Riche fica à frente da atração, que terá uma edição especial no primeiro dia de Copa do Mundo. A partir da segunda fase, o programa terá duas edições: uma após o "Bom Dia, África", aquecendo para os jogos das 11h; e a segunda antes dos jogos das 15h30. A atração usará da irreverência para mostrar a cara do Brasil torcedor, com links pelo país e da África. Além disso, trará análises e estatísticas das seleções.

- Troca de Passes - também contará com duas edições, após os jogos de 11h e das 15h30. A atração receberá artistas, convidados do mundo do esporte, comentaristas e irá fundo na análise tática das seleções.

Pelo mundo:
A repercussão da Copa do Mundo em outros países também estará no ar do canal. Uma rede de correspondentes internacionais vai mostrar os reflexos do mundial em países como Estados Unidos, Argentina, Coreia do Norte, Itália, Sérvia e Portugal, entre outros. 

Créditos: TV Magazine

COPA EM 3D NOS CINEMAS.


TV 3D LG 
Copa de 2010 será a primeira transmitida em 3D.
(Foto: Divulgação)

Começou nesta sexta-feira (28) a venda de ingressos para assistir aos jogos da Copa do Mundo ao vivo e em 3D nos cinemas. Os ingressos, porém, não estão disponíveis para o público comum, somente para empresas. Os preços variam de R$ 150 e R$ 200 por jogo, dependendo da escolha da sala.
A transmissão em 3D é fruto de uma parceria entre Rede Globo, Fifa, a rede de cinemas Cinemark e a empresa de marketing esportivo Golden Goal.
“Estamos priorizando o mercado corporativo por conta da alta demanda das empresas por esses pacotes de ingressos”, justificou Carlos Eduardo Ferreira, diretor executivo da Golden Goal, uma das responsáveis pelo projeto.
Segundo a companhia, cerca de 80 clientes corporativos já haviam procurado ingressos antes mesmo das vendas começarem. No entanto, a Golden Goal admite a possibilidade de ainda colocar bilhetes para o público.
As empresas poderão escolher entre o pacote completo (com oito jogos) ou apenas a primeira fase, com os três primeiros jogos do Brasil na competição. Serão cerca de 40 mil ingressos (aproximadamente 5 mil por jogo) divididos entre 20 salas da rede Cinemark no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador. As empresas interessadas devem comprar no mínimo 50 pacotes.
As regras da venda proíbem que as exibições sejam destinadas para campanhas comerciais, promoções e associação de marcas. Por isso, apenas funcionários das empresas e convidados poderão ter o gostinho de ver os lances do futebol em três dimensões.  As vendas iniciadas nesta sexta vão até 1º de junho por meio da internet,  onde também estão disponíveis todas as regras do procedimento de compras.
Tecnologia do futuro
A transmissão de eventos ao vivo e em 3D já foi realizada em países como a Inglaterra, durante partidas especiais de rúgbi, e nos Estados Unidos, em jogos de basquete e na grande final do futebol americano, o Superbowl.
É uma ação que ficará na memória de cada torcedor por décadas. Assim como nos lembramos da Copa de 1970 como a primeira vista na televisão em cores, vamos nos lembrar da primeira Copa do Mundo transmitida em 3D"
Carlos Eduardo Ferreira
Segundo os organizadores do evento, a tecnologia 3D aumenta a percepção da partida. “O espectador consegue ter uma perspectiva maior. A noção da distância entre os jogadores, por exemplo, fica mais precisa. O espectador passa a torcer como se estivesse em um estádio, cobrando ‘passa a bola’, ‘marca o adversário’, porque ganha uma dinâmica que a TV não oferece”, explica Fábio Lima, diretor operacional do projeto da Copa 3D.
De acordo com Carlos Eduardo Ferreira, diretor executivo, a transmissão em 3D é um momento histórico. “É uma ação que ficará na memória de cada torcedor por décadas. Assim como nos lembramos da Copa de 1970 como a primeira vista na televisão em cores, vamos nos lembrar da primeira Copa do Mundo transmitida em 3D”, aposta.

Mesmo Fortaleza que tem sala 3D no Shopping Via Sul ficou de fora.

Créditos: G1

sexta-feira, 28 de maio de 2010

FILMES DA GLOBO 29/05 A 04/06


http://www.blogmail.com.br/fotos/2009/01/globo-filmes.jpg

SÁBADO 29/05/10

SESSÃO DE SÁBADO

A FILHA DO CHEFE
Título Original: My Boss’s Daughter
Nacionalidade: EUA
Ano de Produção: 2003
Diertor: David Zucker
Elenco: Ashton Kutcher, Tara Reid, Jeffrey Tambor, Terence Stamp, Andy Richter, Jon Abrahams

Tom Stansfield (Ashton Kutcher) é um jovem executivo que está de olho em uma promoção no emprego. Tentando agradar o chefe, ele aceita tomar conta de sua casa enquanto ele viaja durante um final de semana. Tom está preparado para impressioná-lo e não deixar que nada aconteça com a residência, ao mesmo tempo em que planeja conquistar sua filha (Tara Reid). Porém, uma série de imprevistos faz com que o final de semana seja diferente do esperado. Comédia Romântica. Cor

SUPERCINE

O DIÁRIO DE UMA BABÁ - HD
Título Original: Nanny Diaries
Nacionalidade: EUA
Ano de Produção: 2007
Diretor: Shari Springer Berman e Robert Pulcini
Elenco: Scarlett Johansson, Donna Murphy, John Henry Cox, Alicia Keys, Lewis Payton Jr, Sonnie Brown

Para ganhar um dinheiro a mais, uma estudante universitária vai trabalhar como babá na casa de uma rica família em Nova York. Mas nada será tão simples quanto ela esperava, já que vai ter que conciliar estudos e trabalho, lidar com os patrões que pretendem se divorciar, com um novo romance e, claro, com a criança de que toma conta: um menino mimado que sempre teve tudo o que quis. Comédia. Cor. Inédito.

DOMINGO 30/05/10

TEMPERATURA MÁXIMA

O MENTIROSO
Título Original: Liar Liar
Nacionalidade: EUA
Ano de Produção: 1997
Diretor: Tom Shadyac
Elenco: Jim Carrey, Maura Tierney, Jennifer Tilly, Swoosie Kurtz, Amanda Donohoe, Jason Bernard.

Fleetcher Reede (Jim Carrey) é um advogado espertalhão e cheio de falsas promessas. Ele tem sua vida transformada quando seu filho faz um pedido de aniversário inusitado: o pai deve se tornar incapaz de contar mentiras por 24 horas. Seu desejo se torna realidade e o advogado se mete em inúmeras confusões. Comédia. Cor.

DOMINGO MAIOR

O FORASTEIRO
Título Original: The Foreigner
Nacionalidade: EUA
Ano de Produção: 2002
Diretor: Michael Oblowitz
,Elenco: Steven Seagal, Max Ryan, Harry Van Gorkum, Jeffrey Pierce, Anna-Louise Plowman, Sherman Augustus

O agente secreto profissional de aluguel, Jonathon Cold (Steven Seagal), está na França e precisa ir à Polônia, onde seu pai será enterrado. Antes de partir, ele precisa entregar na Alemanha um pacote para um milionário. O conteúdo da encomenda é sigiloso e atrai muitos assassinos. Cold precisa ter muita atenção para permanecer vivo. Aventura. Cor.

SESSÃO DE GALA

QUERIDO FRANKIE - HD
Título Original: Dear Frankie
Nacionalidade: REINO UNIDO
Ano de Produção: 2004
Diretor: Shona Auerbac
Elenco: Emily Mortimer, Jack Mcelhone, Mary Riggans,  Sharon Small, Sophie Main,  Gerard Butler

Frankie (Jack McElhone) e sua mãe solteira, Lizzie (Emily Mortimer), vivem mudando de casa. Ela tenta esconder de seu filho surdo a verdade, que estão fugindo do pai violento. Lizzie escreve cartas em nome de um pai fictício, que trabalha a bordo de um navio em viagens por terras exóticas. Porém, ela logo descobre que o navio do "pai" de seu filho chegará em breve e precisa decidir o que fazer. Drama. Cor.

SEGUNDA – FEIRA 31/05/10

SESSÃO DA TARDE

LIZZIE MCGUIRE - UM SONHO POPSTAR
Título Original: The Lizzie Mcguire Movie
Nacionalidade: EUA
Ano de Produção: 2003
Diretor: Jim Fall
Elenco: Hilary Duff, Adam Lamberg, Hallie Todd, Robert Carradine, Jake Thomas, Ashlie Brillaut, Clayton Snyder, Yani Gallman..

Lizzy McGuire (Hilary Duff) e seus amigos Gordo (Adam Lamberg), Kate (Ashlie Brillaut) e Ethan (Clayton Snyder) estão viajando pela Itália. Em um dos passeios, Lizzy é confundida com Isabella, uma cantora pop local muito popular. Adorando a confusão, Lizzy resolve aproveitar e se divertir com a fama repentina, apaixonando-se por Paolo (Yani Gallman), ex-namorado de Isabella, que também é um cantor de sucesso. Comédia.Cor

TELA QUENTE

MOTOQUEIROS SELVAGENS - HD
Título Original: Wild Hogs
Nacionalidade: EUA
Ano de Produção: 2007
Diretor: Walt Becker
Elenco: Tim Allen, John Travolta, Martin Lawrence, William H Macy, Ray Liotta, Marisa Tomei.

Quatro amigos veteranos se vestem como motoqueiros radicais, mas estão longe disso. No entanto, em busca de aventura, eles resolvem pegar a auto-estrada, mas se metem em encrencas quando encontram uma violenta gangue de motoqueiros conhecida como Del Fuegos. Comédia. Cor. Inédito.

SESSÃO BRASIL

A PARTILHA - HD
Título Original: A Partilha
Nacionalidade: BRASIL
Ano de Produção: 2001
Diretor: Daniel Filho
Elenco: Glória Pires, Andrea Beltrão, Paloma Duarte, Lilia Cabral, Herson Capri, Denis Carvalho

Reunidas durante o enterro da mãe, quatro irmãs são obrigadas a discutir a divisão dos móveis e de um amplo apartamento em Copacabana. A partir da discussão em torno da partilha de bens, elas passam a questionar opções de vida, já que todas seguiram caminhos bem diferentes. Comédia. Cor
 
TERÇA – FEIRA 01/06/10

SESSÃO DA TARDE

O OUTRO EU
Título Original: The Other Me
Nacionalidade: EUA
Ano de Produção: 2000
Diretor: Manny Cot
Elenco: Andrew Lawrence, Mark L Taylor, Lori Hallier, Alison Pill, Brenden Jefferson, Joe Grifasi.

Garoto que detesta estudar deve comprar um kit para fazer um trabalho de ciências, tirar boas notas e se safar de castigos futuros. Mas a experiência que ele resolve fazer para a aula de ciências, por engano, resulta na criação de um clone, que para sua sorte, poderá quebrar seu galho. Comédia. Cor

INTERCINE

ERA UMA VEZ UM CASAMENTO
Título Original: Once Upon a Wedding
Nacionalidade: EUA
Ano de Produção: 2004
Diretor: Matia Karrell
Elenco: Esai Morales, A Martinez, Charlotte Ayanna, Valeria Andrews, Kuno Becker, Michael Irby

Uma semana antes de se casar, uma mulher atropela um homem desconhecido e ajuda a socorrê-lo. Na medida em que vai se envolvendo com esse homem, ela começa a questionar seus planos de casamento. Mas seu pai, um poderoso ditador, fará de tudo para que sua filha se case. Comédia. Cor. Inédito. Primeira Opção 0800.70.9011.

GATA FANTASMA
Título Original: Mrs. Ashboros’s Cat
Nacionalidade: CANADÁ
Ano de Produção: 2003
Diretor: Don McBrearty
Elenco: Michael Ontkean, Ellen Page, Lori Hallier, Shirley Knight, Shawn Roberts, Mark Rendall

Após um ano da morte trágica de sua mãe, Natalie (Ellen Page) e seu pai decidem mudar de Manhattan para uma pequena cidade.  Eles compram uma velha casa que havia sido habitada pela bondosa senhora Ashboro (Shirley Knight) e sua gata de estimação Margaret. Quando coisas estranhas começam a acontecer na casa, todas as pistas apontam para Margaret, que morreu no mesmo dia que sua dona. Suspense. Cor. Inédito. Segunda Opção 0800.70.9012.

QUARTA – FEIRA 02/06/10

SESSÃO DA TARDE

DR. DOLITTLE 2
Título Original: Dr. Dolittle 2
Nacionalidade: EUA
Ano de Produção: 2001
Diretor: Steve Carr
Elenco: Eddie Murphy, Kristen Wilson, Jeffrey Jones, Kevin Pollak, Kyla Pratt

O Dr. John Dolittle (Eddie Murphy), o médico que tem o dom de conversar com os animais, parte para uma floresta junto com sua família, a fim de evitar a extinção de uma raça de ursos. Mas para que isto ocorra, ele precisa antes arrumar um companheiro para a ursa local. Comédia. Cor.

INTERCINE

CORPO FECHADO - HD
Título Original: Unbreakable
Nacionalidade: EUA
Ano de Produção: 2000
Diretor: M Night Shyamalan
Elenco: Bruce Willis, Samuel L Jackson, Robin Wright Penn, Spencer Treat Clark, Charlayne Woodard, Ames Handy

Um espantoso desastre de trem choca os Estados Unidos. Todos os passageiros morrem, com exceção de David Dunn (Bruce Willis), que sai completamente ileso do acidente, para espanto dos médicos e de si mesmo. Buscando explicações sobre o ocorrido, ele encontra Elijah Price (Samuel L Jackson), um estranho que apresenta uma explicação estranha para o fato. Suspense. Cor. Primeira Opção 0800.70.9011

AMERICAN PIE - TOCANDO A MAIOR ZONA - HD
Título Original: American Pie Presents: Band Camp
Nacionalidade: EUA
Ano de Produção: 2005
Diretor: Steve Rash
Elenco: Tad Hilgenbrinck, Arielle Kebbel, Jason Earles,  Eugene Levy, Crystle Lea Lightning,  Jun Hee Lee

Matt Stiffler (Tad Hilgenbrinck) quer ser igual ao seu irmão quando ficar mais velho. Mas antes disso, terá que se formar no colegial. Uma tarefa nada fácil. Depois de se envolver em mil problemas, o conselheiro educacional envia Matt para passar uma temporada no Band Camp, um acampamento onde diversas orquestras de várias escolas participam de uma competição. Comédia. Cor. Segunda Opção 0800.70.9012.
 
QUINTA – FEIRA 03/06/10

SESSÃO DA TARDE

TARZAN
Título Original: Tarzan
Nacionalidade: EUA
Ano de Produção: 1999
Diretor: Kevin Lima/Chris Buck

O filme conta a história de um bebê que foi adotado por uma família de gorilas e criado como um deles. Com seus amigos, a macaca Terk e o elefante Tantor, ele aprendeu a passear pelas árvores e a sobreviver no reino animal. Mas, com a chegada dos humanos os dois mundos colidem e Tarzan deve escolher entre a vida civilizada com a jovem Jane e a vida selvagem que sempre amou. Infantil.  Cor

INTERCINE

ALGUÉM COMO VOCÊ...
Título Original: Someone Like You...
Nacionalidade: EUA
Ano de Produção: 2001
Diretor: Tony Goldwyn
Elenco: Ashley Judd, Greg Kinnear, Hugh Jackman, Ellen Barkin, Leanna Croom, Marisa Tomei

Jane (Ashley Judd), uma produtora de um talk show, termina com o namorado, por quem era realmente apaixonada. Com problema de moradia, ela passa a dividir um apartamento com um colega de trabalho, ao mesmo tempo em que começa a estudar o comportamento dos homens.  Comédia. Cor. Primeira Opção 0800.70.9011

GUERRA BIOLÓGICA
Título Original: The Patriot
Nacionalidade: EUA
Ano de Produção: 1998
Diretor: Dean Semler
Elenco: Steven Seagal, Gailard Sartain, L. Q. Jones, Camilla Belle, Dan Beene, Ron Andrews

Um agente aposentado da CIA vive em uma pacata cidade com sua filha. Mas ele volta à ação quando um grupo criminoso resolve aterrorizar a população local. Aventura. Cor. Segunda Opção 0800.70.9012

SEXTA – FEIRA 04/06/10

SESSÃO DA TARDE

OS PORRALOKINHAS - HD
Título Original: Os Porralokinhas
Nacionalidade: BRASIL
Ano de Produção: 2007
Diretor: Lui Farias
Elenco: Heloisa Perisse, Lucio Mauro Filho, Flavio Migliaccio, Denise Fraga, Antonio Calloni, Rafael Ciane.

Em 1970, uma indiazinha é salva na floresta por tio Maneco (Flavio Migliaccio), graças aos poderes de um talismã em forma de sapo. Em 2006, esta aventura é retomada por crianças urbanas que devem enfrentar a natureza e bandidos ao lado de tio Maneco e de Escarlate (Heloisa Perisse), esperta muambeira de Copacabana. Juntos eles têm que fazer de tudo para impedir que o talismã caia nas mãos do bandido Pierre Caiman (Lucio Mauro Filho). Comédia. Inédito.Cor.

INTERCINE

IDENTIDADE - HD
Título Original: Identity
Nacionalidade: EUA
Ano de Produção: 2003
Diretor: James Mangold
Elenco: John Cusack, Ray Liotta, Amanda Peet, John Hawkes, Alfred Molina, Rebecca Demornay

Fugindo de uma terrível tempestade, dez estranhos se hospedam num hotel de beira de estrada. Quando acham que o pior já passou, começam a ser surpreendidos por misteriosos fatos que indicam que existe um assassino entre eles. Suspense. Cor. Primeira Opção 0800.70.9011.

AMEAÇA INVISÍVEL – STEALTH - HD
Título Original: Stealth
Nacionalidade: EUA
Ano de Produção: 2005
Diretor: Rob Cohen
Elenco: Josh Lucas, Jessica Biel, Jamie Foxx, Sam Shepard, Richard Roxburgh, Joe Morton

Henry (Jamie Foxx), Bem (Josh Lucas) e Kara (Jessica Biel) são considerados os melhores pilotos de guerra do mundo. Mas um novo membro se junta ao time, uma obra-prima, completamente automatizada, que não precisa de piloto: um super avião de caça praticamente invisível para radares. Certa vez este caça levanta vôo e não retorna, espalhando destruição em segundos por todo o mundo. O time tem uma última missão que não pode falhar: parar a máquina. Aventura. Cor. Segunda Opção 0800.70.9012.

Créditos: Rede Globo

MUDANÇAS NA GRADE DO SBT.

http://blogcanalcerto.files.wordpress.com/2009/08/a-tv-mais-feliz-do-brasil.jpg

A PARTIR DO DIA 07/06 

SEGUNDA
22H15 ANA RAIO E ZÉ TROVÃO
23H15 HEBE
00H15 CONEXÃO REPÓRTER

TERÇA
22H15 ANA RAIO E ZÉ TROVÃO
23H15 CINE ESPETACULAR

QUARTA
22H15 ANA RAIO E ZÉ TROVÃO
23H00 1 CONTRA 100
00H15 SBT REPÓRTER

QUINTA
22H15 ANA RAIO E ZÉ TROVÃO
23H00 A PRAÇA É NOSSA

SEXTA
22H15 ANA RAIO E ZÉ TROVÃO
23H00 TELA DE SUCESSOS

SÁBADO
13H15 SUPERNANNY
21H15 ESQUADRÃO DA MODA
22H15 ANA RAIO E ZÉ TROVÃO
23H15 CINE BELAS ARTES

DOMINGO
09H00 AVENTURA SELVAGEM
10H00 QUAL É O SEU TALENTO?

INFORMAÇÕES DIVULGADAS POR LEON ABRAVANEL DIRETOR DE PRODUÇÃO DO SBT ATRAVÉS DE SEU TWITTER. A GRADE PODERÁ SOFRER ALTERAÇÕES.

VÍDEO: COMERCIAL DOS PROGRAMAS HD DA REDETV.

http://img514.imageshack.us/img514/3188/imagem30b.jpg

TV CINEMA 21:9 DA PHILIPS.

http://planetech.uol.com.br/wp-content/uploads/2010/05/21-9.jpg

Sim ela chegou: a inovadora TV Cinema 21:9 da Philips. Após meses de espera, finalmente, recebemos da empresa um modelo de 56”. Neste momento, estamos tirando o robusto aparelho de 32kg da embalagem para instalá-lo sobre uma base. Para quem nunca manuseou uma tela 21:9, é uma experiência no mínimo diferente.
Assim como a maioria das pessoas, nós também temos algumas dúvidas quanto ao resultado do enquadramento de tela usando fontes como Blu-ray e TV digital. É claro que vamos avaliar o resultado de tudo, mas principalmente pela ótica do consumidor. 

Créditos: PlanetTech

Tire suas dúvidas antes de comprar sua TV.

Se você já saiu às compras em busca de um novo computador ou HDTV (TV de alta definição), provavelmente viu um monte de termos complicados de tecnologia de telas nas especificações dos produtos nas prateleiras. Você pode ter se perguntado, “o que esses termos significam? Quais deles realmente importam”? Para responder a essas dúvidas, aqui está o nosso guia sobre o que essas especificações técnicas significam, o que você precisa saber sobre elas, e o que você deveria estar procurando por aí.
LCD (tela de cristal líquido) e plasma são os tipos de telas mais comuns que você vai ver no mercado. Plasma é predominantemente usada para HDTVs, enquanto as LCDs são comuns em TVs e monitores de computador. Além disso, há várias outras tecnologias interessantes no horizonte.
Alguns dos fatores mais importantes para a qualidade de uma tela são a profundidade de cor (a exatidão com que a tela reproduz as cores), seu ângulo de visão (se alguma mudança de cor ocorre quando você vê a tela lateralmente), e seu motion processing (processador de movimento - que refere a como a tela consegue lidar com cenas de ação rápida). Neste guia, vamos dar uma olhada em todos esses tópicos.

lcd3.jpg

As telas de LCD e plasma são as mais comuns no mercado, e há  muitas diferenças entre elas.

Plasma X LCD
Até pouco tempo , plasma era a tecnologia preferida para HDTVs, mas ela já foi ultrapassada pelo LCD. A tecnologia de plasma possui muitas vantagens e desvantagens em relação ao seu “rival”.
Alguns fabricantes, como a Samsung, produzem HDTVs de LCD e de plasma, e a Panasonic vende apenas a última, mas a maioria dos fabricantes se livrou da tecnologia, sendo que a Pioneer inclusive descontinuou sua linha de HDTVs de plasma no último ano.
O maior problema com essa tecnologia é o seu uso de energia. As HDTVs com essa tecnologia geralmente consomem mais do que as de LCD, o que, é claro, significa contas maiores no final do mês. Além disso, as TVs de plasma são mais suscetíveis a burn-ins (efeito de queimadura) da tela e fantasmas de imagem (image ghosting) do que seu rival, apesar de que esse é um problema mais recorrente em modelos antigos de plasma.
Apesar disso, existem razões reais para se considerar comprar uma TV de plasma em vez de LCD, especialmente se você dá valor à qualidade da imagem. As telas de plasma fazem um trabalho muito melhor em lidar com cenas escuras, e oferecem melhores ângulos de visão do que a maioria das LCDs.
E as HDTVs de plasma, historicamente, têm lidado de forma mais suave com imagens de movimentos rápidos (fast motion) em comparação com as de LCD. Na verdade, foi só a partir dos últimos anos – com o advento do backlighting (forma de iluminação da tela) de LED e taxas de atualização mais rápidas – que as LCDs tornaram-se mais competitivas neste assunto.

LCD: tela de cristal líquido
Tela de cristal líquido – LCD em resumo – é um dos tipos de tela mais comuns que você vai encontrar em um computador ou TV.
As telas de LCD empregam inúmeras tecnologias diferentes, com twisted nematic (TN) e in-plane switching (IPS) sendo alguns dos mais comuns. Outros tipos mais completos de LCD incluem MVA (Multi-domain Vertical Alignment) e PVA (Patterned Vertical Alignment).
As diferenças entre as telas tendem a ser enigmáticas (tendo a ver com como os cristais líquidos são estruturados dentro das telas), mas existe uma diferença chave que a maioria das pessoas deveria se importar: um painel  TN LCD geralmente vai ter ângulos de visão mais limitados do que um painel equivalente de IPS, MVA ou PVA. Ângulos de visão mais amplos significam menos mudanças de cor quando você olha lateralmente para a tela. As HDTVs normalmente usam as tecnologias de maior performance como IPS, MVA, e PVA.

Profundidade de cor
Algumas LCDs são painéis de 6 bits, que são capazes de exibir aproximadamente 65 mil cores; outras são de 8bits, e conseguem exibir mais de 16 milhões de cores. Nos modelos mais completos, há LCDs de 10 bits que podem exibir mais de um bilhão de cores. Uma LCD de 6 bits pode "imitar" cores de 8bits a alguma extensão ao usar uma técnica chamada “dithering”. Esse approach tenta aproximar a verdadeira cor de uma imagem ao usar combinações de cores que a tela é capaz de exibir.
Para a maior parte dos usuários de computador, uma tela de 6 bits pode não ser ideal, mas se tudo que você faz é acessar a Internet e trabalhar com textos, não é o fim do mundo. Por outro lado, se o seu trabalho exige alta precisão de cores – como edição profissional de vídeo ou de fotografia – você vai querer se assegurar de ter, no mínimo, uma tela de 8 bits. As HDTVs normalmente usam telas de 8 bist ou superiores, então essa é uma preocupação a menos para TVs de alta definição.

Backlighting
O outro grande diferenciador entre as LCDs é a tecnologia de backlight. Tradicionalmente, as LCDs usavam fonte de backlight com lâmpada fria fluorescente (CCFL, em inglês), uma configuração que basicamente usa um tubo para iluminar sua tela. A maior desvantagem das CCFLs é que a backlight escurece com o tempo, por isso à medida que sua HDTV ou monitor envelhece, torna-se mais escuro e menos brilhante.
O backlighting LED (light-emitting diode) resolve esse problema específico, e oferece mais alguns benefícios. Ele não envelhece com o tempo, e ao contrário do backlighting CCFL, que demora um tempo para esquentar para atingir brilho total quando você liga a tela, o LED possui brilho total desde o momento em que é ligado.
Ele também possui um consumo de energia mais eficiente, sendo ideal para laptops e outros aparelhos portáteis, como smartphones e tablets. A empresa de pesquisa de mercado DisplaySearch prevê que mais da metade das HDTVs vendidas em 2011 virão com alguma forma de backlighting de LED.
É possível encontrar duas variações de backlighting de LED. O Edge-lit, como sugere o nome, coloca os LEDs ao longo da borda da tela, enquanto que no full-array, os LEDs ficam atrás do próprio painel. Normalmente, o full-array pode fazer um truque adicional que é muito útil: ele desliga o backlight em áreas mais escuras de uma cena para melhorar o contraste da tela – uma técnica conhecida como “local-area dimming” (algo como “escurecimento local da área”).
E essa técnica também está chegando a algumas LCDs com edge-lit. Em um evento neste ano, a Samsung anunciou HDTVs com backlit edge-lit que também possuem a função “local-area dimming”.

Taxa de atualização
A taxa de atualização (refresh) de uma tela descreve a velocidade com que ela consegue exibir um novo frame de vídeo. A taxa é normalmente expressada em hertz (Hz), que efetivamente significa a frequência de atualizações por segundo da tela (por exemplo, uma tela 60Hz se atualiza 60 vezes por segundo). As LCDs geralmente vem com taxas de 60Hz, 120Hz, ou 240Hz.
A taxa de atualização é um indicador importante sobre o quão bem uma tela consegue lidar com movimentos rápidos (fast motion) – uma coisa importante a considerar se você gosta de assistir a eventos esportivos ou filmes de ação. De modo geral, quanto maior a taxa de atualização, mais suave será o movimento. Essa é uma consideração mais para HDTVs, mas também existem alguns monitores de 120Hz no mercado.
O impacto da taxa de atualização sobre o desempenho de uma tela é uma questão controversa. Nos testes do PCWorld Labs, descobrimos que, de forma geral, 120 Hz é atualmente o ponto mais legal para HDTVs; você terá movimentos mais suaves do que com um set de 60Hz, e os preços estão diminuindo. A diferença entre 120Hz e 240Hz não foi tão gritante em nossos testes, por isso comprar uma HDTV de 240Hz pode não valer o investimento extra.
Tenha em mente que uma maior taxa de atualização não garante necessariamente uma melhor performance de movimento. Nós vimos algumas HDTVs de 120Hz falharem em nossos testes de movimento, por isso outros fatores – como os componentes eletrônicos por trás da tela – podem estar em jogo.
Obviamente, o melhor a se fazer é olhar pessoalmente as HDTVs antes de comprar uma.

Proporções de contraste não significam nada
Muitos fabricantes fazem um enorme barulho sobre as taxas de contraste (contrast ratios), que deveriam especificar qual a amplitude que um raio de tonalidades claras e escuras podem ser exibidos por uma HDTV ou monitor. No entanto, essa é uma medida que não significa nada quanto à qualidade de uma tela.
Atualmente, não existe uma forma padrão de medir isso, o que explica até certo ponto a razão de uma companhia talvez listar seus produtos como tendo proporções de contraste no raio de 20,000:1, enquanto outra pode se gabar sobre proporções de 1,000,000:1.
Até que a indústria de eletrônicos estabeleça uma maneira de medir e expressar as proporções de contraste, você provavelmente deveria ignorar toda essa métrica. Em vez disso, julgue uma tela usando seus próprios olhos. Você vai querer procurar por telas que possuem preto bem escuro, como tinta, e evitar aquelas que possuem preto mais puxado para cinza.

3D
As telas 3D normalmente funcionam ao exibir dois streams de vídeo ao mesmo tempo: um para o olho esquerdo, e outro para o direito. Os frames desses sinais de vídeos são entrelaçados, por isso é preciso usar óculos para filtrar os dois sinais (ou seja, o obturador da lente esquerda vai filtrar a imagem produzida para o olho direito, e vice-versa).
Tanto a própria tela quanto os eletrônicos subjacentes possuem papel importante na tecnologia 3D. Uma HDTV ou monitor 3D precisa de uma rápida taxa de atualização (120Hz ou mais rápida), mas não importa se a tela é LCD ou plasma. No caso de telas 3D polarizadas, um filme colocado sobre a tela facilita o efeito 3D (no entanto, você ainda vai precisar dos óculos para filtrar os dois sinais de vídeo). E uma vez que uma TV 3D exige dois sinais de vídeo para o efeito 3D, também vai precisar de dois sintonizadores HD.
Uma tecnologia 3D ainda inédita é o 3D "autoestereoscópico" – em outras palavras, são telas que não precisam de nenhum tipo de óculos. A novidade estará presente em um futuro não muito distante, em gadgets portáteis como smartphones e no Nintendo 3DS, mas vai demorar um tempo até que você possa ter uma TV 3D autoestereoscópica.

lcd1.jpg
Com o 3D autoestereoscópico, os clássicos óculos não serão mais necessários.

O que vem depois: OLED
Telas OLED (Organic light-emitting diode) representam uma tecnologia relativamente nova; elas apareceram primeiro em aparelhos móveis e agora estão chegando aos monitores de PC e televisores. Ao contrário da LCD, OLED não exige nenhuma backlight – os pixels individuais se acendem. Isso permite que as telas desta tecnologia sejam muito finas.
No momento, a OLED continua impraticável em aparelhos maiores, especialmente em razão de custos de fabricação. Por exemplo, é esperado que a TV OLED de 15 polegadas da LG custe 2000 euros, ou cerca de 2.500 dólares nas taxas de câmbio atuais.
lcd2.jpg

As telas OLED ainda possuem problemas que impedem sua produção em modelos maiores em grande escala, mas vale a pena ficar de olho na tecnologia.

O tempo de vida tem sido uma preocupação para telas OLEDs. O analista de mercado da empresa DisplaySearch, Paul Semenza, nos diz que existem dois problemas: a degradação de tela como um todo, e a vida curta dos pixels individuais de cor.
Se um pixel de cor possui um menor tempo de vida do que outro, isso vai resultar em uma cor defeituosa com o passar do tempo. De acordo com informações prévias, os pixels azuis podem morrer rapidamente nas telas OLED, apesar de os engenheiros terem trabalhado duro para corrigir o problema. Semenza afirma que o tempo de vida das telas OLED tem melhorado nos últimos anos, mas que muita coisa depende do processo de produção.
Por enquanto, uma tela OLED deve funcionar bem em um telefone celular que você vai ter por alguns anos e então trocar, mas é difícil dizer como ela irá se comportar em dez anos de uso, que é o tempo esperado de muitos monitores e TVs.
Além disso, Semenza afirma que produzir telas OLED maiores em grandes quantidades vai exigir novas fábricas e novos métodos de produção, por isso não prenda sua respiração aguardando por uma HDTV OLED de 40 polegadas.
Apesar desses problemas, a OLED ainda é uma tecnologia que vale a pena acompanhar e aguardar por, mesmo que fora da sala de estar. No ano passado, a Sony demonstrou uma tela OLED flexível, que um dia poderia ser usada em todos os tipos de gadgets.

Créditos: PcWorld

quinta-feira, 27 de maio de 2010

MUITOS PRAZOS E NADA DE RTV HD EM FORTALEZA.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZNxWwJF8wWUhpnKERZawgjFO-5zqdEjBycXNbvD4_8MyEGUQBPtc9UrzVzrv2VuJoMz_wjNyO386El4eZo4P15EpAqLmpcBAwUnI7k-GkmiZjX_vKEXVHAZi0P05snN-WFwGuJmPfbLkh/s1600/Rede+Tv+hd.jpg


Em maio de 2009 a TV Digital chegou ao Ceará a primeira emissora a adotar o novo padrão foi a TV Verdes Mares afiliada da Rede Globo, depois veio a TV Jangadeiro afiliada do SBT e a TV Ceará que tem canal digital mas não transmite nada em HD. A Redetv atualmente a emissora que tem a maior programação HD prometeu que iria iniciar os testes do sinal digital em Fortaleza até novembro do ano passado. Passou novembro e veio outra promessa que até o final do ano a emissora já estaria iniciando a fase de testes. Chegou 2010 e nada de começar os testes a nova previsão foi que os testes começariam após o carnaval, mais uma vez nada foi cumprido como o prometido agora o novo prazo é que os testes comecem até a Copa do Mundo, faltam 14 dias para a Copa e o que parece é que a Redetv mais uma vez não vai cumprir a promessa. Alguns dias atrás chegou uma nova informação que dizia que técnicos já estão em Recife e que depois viriam para Fortaleza e deveriam chegar em junho para instalação dos equipamentos de transmissão em HD. Será que desta vez a Redetv vai cumprir o prazo prometido e entrar em fase de testes até a Copa? Nas próximas semanas teremos a resposta. Mas como nenhum dos prazos foram cumpridos a Redetv deve mais uma vez esticar o prazo e nós continuarmos a esperar a Redetv HD.
POR: HDTV EM FORTALEZA