Faz mais de um ano que a TV LCD de LED chegou ao Brasil e ainda há muitos leitores com dúvidas sobre essa tecnologia, principalmente quando comparada ao pasma. Avaliações recentes nos mostraram que já não existe uma supremacia do plasma em relação à qualidade geral da imagem. É claro que aspectos como controle de luz de fundo (com melhor uniformidade de brilho em toda a tela), maior precisão em níveis de cinza escuro, além de menor tempo de resposta combinada com taxa de atualização mais alta (mais) ainda favorecem o plasma.
Por outro lado, as LCDs de LED mais sofisticadas, sejam de construção Edge-lit ou Local-dimming, reúnem características que na prática já podem sim se equiparar aos TVs de plasma. Entre elas está a produção de cores mais ricas, reprodução de pretos mais densos, nuances de cinza claro e escuro notoriamente mais intensas que nos LCDs convencionais com backlight fluorescente. Além disso, o menor consumo de energia de quase 40% dependendo do LCD-LED em relação a um plasma de mesmo tamanho é outro fator importante nesse embate.
Independente das características de ambas as tecnologias, a aplicação a qual se dará o aparelho torna-se fundamental para a escolha certa. Para uso diário com filmes, jogos, programação de TV, conteúdo multimídia e imagens estáticas o LCD de LED torna-se altamente recomendado. Já o plasma tem seu rendimento mais reconhecido durante a exibição de filmes, programação de TV e materiais de baixa definição.
Créditos: Planet Tech
No Response to "LCD-LED vs. Plasma: você ainda tem dúvidas?"
Postar um comentário