A migração dos canais de TV por assinatura de standard definition (SD) para a alta definição e a massificação das caixas HD das operadoras no Brasil deverá ocorrer na próxima década. A estimativa é da gerente de produtos dos Canais SporTV e Premiere, da Globosat, Bianca Maksud, que falou no painel "O espaço da alta definição", no último dia da ABTA 2010.
Atualmente há mais de 20 canais HD nas grades das operadoras brasileiras, incluindo os canais abertos, e a grande maioria dos canais pagos é "stand alone", isto é, tem programação própria, independente de canal original SD. Muitos já têm conteúdos originalmente finalizados em alta definição, mas também há casos de canais com conteúdo upconverted - transformados em HD a partir de um SD.
"Colocamos canais upconverted em nossa grade com o compromisso de virarem canais de conteúdos nativos em HD ao longo do tempo", conta o diretor de programação da Net Serviços, Fernando Magalhães. "Não queremos canais novos, queremos os mesmos conteúdos em alta definição, mas temos que gerar mais conteúdos em HD e ao mesmo tempo controlar os custos, porque não podemos fazer o assinante pagar cada vez mais na assinatura", pondera. Para ele, essa a migração para alta definição acontecerá aos poucos, o que possibilitará o surgimento de canais simulcast, ou seja, canais em HD com programação espelhada à do canal em standard definition.
Segundo o vice-presidente sênior e diretor geral da Discovery Network, Fernando Medin, mesmo nos Estados Unidos, demorou cinco anos desde o lançamento da alta definição para que houvesse maior proliferação de canais HD stand alone e o primeiro simulcast só foi lançado em 2007. "Para haver a migração de SD para HD, é preciso primeiro haver massa crítica, aumentar a penetração do serviço de TV por assinatura em alta definição", avalia Medin.
Publicidade
O aumento da penetração do serviço HD também é necessário para tornar os canais interessantes para o mercado publicitário. Durante a Copa do Mundo, as inserções publicitárias no canal SporTV HD, oferecidas como bonificação aos patrocinadores do futebol nos canais, não foram aproveitadas. Segundo Bianca, no lugar foram exibidas vinhetas da transmissão gerada pela Fifa. Para Medin, não ter publicidade neste primeiro momento é um diferencial positivo para permitir que o assinante perceba valor no produto.
Atualmente há mais de 20 canais HD nas grades das operadoras brasileiras, incluindo os canais abertos, e a grande maioria dos canais pagos é "stand alone", isto é, tem programação própria, independente de canal original SD. Muitos já têm conteúdos originalmente finalizados em alta definição, mas também há casos de canais com conteúdo upconverted - transformados em HD a partir de um SD.
"Colocamos canais upconverted em nossa grade com o compromisso de virarem canais de conteúdos nativos em HD ao longo do tempo", conta o diretor de programação da Net Serviços, Fernando Magalhães. "Não queremos canais novos, queremos os mesmos conteúdos em alta definição, mas temos que gerar mais conteúdos em HD e ao mesmo tempo controlar os custos, porque não podemos fazer o assinante pagar cada vez mais na assinatura", pondera. Para ele, essa a migração para alta definição acontecerá aos poucos, o que possibilitará o surgimento de canais simulcast, ou seja, canais em HD com programação espelhada à do canal em standard definition.
Segundo o vice-presidente sênior e diretor geral da Discovery Network, Fernando Medin, mesmo nos Estados Unidos, demorou cinco anos desde o lançamento da alta definição para que houvesse maior proliferação de canais HD stand alone e o primeiro simulcast só foi lançado em 2007. "Para haver a migração de SD para HD, é preciso primeiro haver massa crítica, aumentar a penetração do serviço de TV por assinatura em alta definição", avalia Medin.
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O aumento da penetração do serviço HD também é necessário para tornar os canais interessantes para o mercado publicitário. Durante a Copa do Mundo, as inserções publicitárias no canal SporTV HD, oferecidas como bonificação aos patrocinadores do futebol nos canais, não foram aproveitadas. Segundo Bianca, no lugar foram exibidas vinhetas da transmissão gerada pela Fifa. Para Medin, não ter publicidade neste primeiro momento é um diferencial positivo para permitir que o assinante perceba valor no produto.
Créditos: Tela Viva News
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